sexta-feira, 21 de maio de 2010

HIPERTEXTO E OS CAMINHOS DA NAVEGAÇÃO

Ao entrar no fantástico mundo digital e principalmente em fazer uso desta ferramenta que tanto pode inserir, elogiar, levantar a autoestima, como também degradar a imagem de alguém por pessoas que não apresenta comportamento ético.
O hipertexto é um documento capaz de incluir um conteúdo a outros através de uma rede que liga a diferentes textos através de links, hiperlinks e ícones. Isso é possível ser feito com os avanços tecnológicos e com a globalização onde todos têm acesso a tudo. Nós a partir daí só temos que agradecer ao Ted Nelson que nos anos 60 criou o conceito de “linkar’ ou de “ligar” influenciado pelo pensador Frances Roland Barther.
Neste sentido não devemos ter medo de “navegar”, entrar fundo no mundo digital e assim clicar nas diversas passagens para se chegar a vários lugares ao mesmo tempo.

Educação e tecnologia

A entrevista do Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologias afirma que o contexto escolar tem muito que aprender; principalmente no que diz respeito à escola e a educação como um processo permanente de construção, organização de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento e não como selecionadora ou classificadora como nos moldes tradicionais.

E como Dowbor, mesmo diz: “A educação não é uma área em si, mas um processo permanente de construção de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca, nossa visão tem de incluir estas transformações. Não é apenas a técnica de ensino que tem de repensar os seus caminhos”.

Neste sentido, concordo com Dowbor. Pois, a escola tem muito que aprender e nós, professores não somos mais os únicos detentores do saber; somos sim parte deste grande universo que requer preparo e principalmente capacidade de direcionar as tecnologias para a maior apreensão dos conhecimentos que gere resultados satisfatórios para a transformação da social.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

Sou uma professora que atualmente estou como gestora, e não no ambiente de sala de aula, mas, ao mesmo tempo me interajo com todas as turmas, principalmente as que apresentam maior dificldades de aprendizagem e indisciplina. Sou aprendiz, porque todos nós temos muito que aprender.
Hoje o contexto educação através das Tecnologias é um desafio para nós professores e não temos cmo fugir dele. Os alunos têm muito acesso a informação por todos os meios de comunicação. E diante desta avalanche de informações ficamos de fora por medo de assumir que é preciso aprender a lidar com estes recursos tão presentes na sociedade: internet, blog,... e assim interagir com os alunos, ouvi-los, trocar idéias e juntos transformamos o nosso pensamento e a nossa concepção de educação.

Somos professores aprendizes e não devemos ter vergonha de sê-lo.