terça-feira, 19 de outubro de 2010

Plano de Aula


PLANO DE AULA
HIGIENE E SAÚDE
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Escola Paroquial “Cristo Rei”
DISCIPLINAS: Ciências.
ANO: 1º TURMA: Sylvia Orthof
DATA DA REALIZAÇÃO DA AULA: 27/08/2010
RESPONSÁVEL: Valdete Pereira Costa

2. COMPETÊNCIAS:


 Ser capaz de adotar atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio e para prevenção de doenças comuns em sua comunidade.

3. COMPONENTE CURRICULAR: Saúde

4. HABILIDADES:

 Compreender que a falta de higiene pessoal e ambiental causam prejuízos à saúde,
 Identificar a importância da higiene pessoal;
 Identificar alguns alimentos e hábitos alimentares importantes à saúde.
 Reconhecer a importância de lavar as mãos em momentos específicos.
 Analisar os cuidados co o corpo e as doenças que estão associadas à falta de higiene.

5. EIXO:


 Ser humano e saúde.


6. CONTEÚDOS:

 Higiene e saúde.
 Cuidados na alimentação
 Higiene pessoal


7. SITUAÇÃO DIDÁTICA:


 Iniciar a aula motivando os alunos com a leitura de boas maneiras e uma musica sobre a higiene, logo após a música apresentação de um vídeo sobre hábitos de higiene.

 Após assistir ao vídeo poderemos conversar com os alunos sobre o assunto dando ênfase para:

O corpo: cheiro do corpo (origem do odor) – podendo falar sobre o que influência no odor: as glândulas sudoríparas, raça, genética, atividade física, alimentação e fungo.

As orelhas: Como limpá-las;

Os dentes: a forma correta de se escovar e quando escovar;
Cabelo: como lavar os cabelos e a importância de mante-los bem cortados para se evitar piolhos;

Mãos, pés e unhas: como e quando lavar as mãos, sempre mantendo as unhas dos pés e mão bem aparadas.

 Solicitar que os alunos identifiquem através de atividade xerocopiada figuras de objetos que podem ser usados para nossa higiene pessoal.

 Solicitar que os alunos representem através de desenho no caderno de produção textual o que entendeu da história;


8. RECURSOS DIDÁTICOS;
 Computador;
 Data show;
 Caderno de produção textual do aluno;
 Maquina fotográfica;
 Atividades xerocopiadas.
 Video: Saúde ! com Dr. Esporte http://www.evoluircultural.com.br/

9. AVALIAÇÃO;
 Será realizada após observação e a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula;

 Participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

 Observar a compreensão dos alunos em relação às atividades desenvolvidas

10. TEMPO PREVISTO:

 02 horas por assunto

11. REFERÊNCIAS:
Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Ciências e Arte)

Matriz de habilidades - IAS

Sites: YOU TUBER.com
Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

REGISTRO DE AULA COM A ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA A ZEROPÉIA

Uma divertida aula entrando no mundo da imaginação











Dia 14 de junho nosso grupo desenvolveu com os alunos da Escola Paroquial “Cristo Rei” do 1º ano do ensino Fundamental na Turma Silvia Orthof no Turno Vespertino uma aula cujo objetivo principal era utilizar a tecnologia como ferramenta na aprendizagem dos alunos. A mesma foi planejada de forma interdisciplinar, tendo como base a competência e habilidades a serem adquiridas pelos alunos nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências através do programa PowerPoint com a ilustração da historia A ZEROPÉIA.
O desenvolvimento da aula ocorreu através da apresentação e ilustração da história Centopéia, estimulando os alunos a fazerem levantamento de hipótese do texto. Em seguida foi feita a leitura do texto comparando com as hipóteses levantadas e para finalizar o trabalho foi feita a solicitação para que os alunos representassem através de desenho o que eles entenderam da história; realização desta aula foi bastante motivadora e interessante para os alunos, foi visível perceber o interesse e a participação dos mesmos pelo assunto abordado.
Quando o professor utiliza a tecnologia na sua aula ele enriquecer o ambiente e desperta a curiosidade das crianças. E além de tudo é uma ferramenta influente no auxilio da aprendizagem.






quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quem afinal é você?

Olá! Qualquer dia desses, eu vou falar pra vocês a respeito da história da Zeropéia.
Quem é você?
Como você?
Você se aceita do jeito que é??????
Abraços amigos,

Ir. Valdete

A Wikipédia uma maravilhosa enciclopédia

A Wikipédia: Vejam como as maravilhas da maior enciclopédia do mundo podem contribuir e muito com a escola. Se soubermos usar este meio tecnológico acredito que poderemos atrair muito mais do que o “quadro negro”.

A Wikipédia é uma enciclopédia multilíngue online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.[6][7] Criada em 15 de janeiro de 2001, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").
O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Wikipédia

Wikipédia, um mundo de informações que podem tanto transformar o modo de vida do ser humano, como destruir se não for bem orientado. Nós professores, temos que aprender cada vez mais, para melhor orientarmos os nossos educandos que tem nas mãos uma ferramenta muito poderosa. A WIKIPÉDIA




sexta-feira, 21 de maio de 2010

HIPERTEXTO E OS CAMINHOS DA NAVEGAÇÃO

Ao entrar no fantástico mundo digital e principalmente em fazer uso desta ferramenta que tanto pode inserir, elogiar, levantar a autoestima, como também degradar a imagem de alguém por pessoas que não apresenta comportamento ético.
O hipertexto é um documento capaz de incluir um conteúdo a outros através de uma rede que liga a diferentes textos através de links, hiperlinks e ícones. Isso é possível ser feito com os avanços tecnológicos e com a globalização onde todos têm acesso a tudo. Nós a partir daí só temos que agradecer ao Ted Nelson que nos anos 60 criou o conceito de “linkar’ ou de “ligar” influenciado pelo pensador Frances Roland Barther.
Neste sentido não devemos ter medo de “navegar”, entrar fundo no mundo digital e assim clicar nas diversas passagens para se chegar a vários lugares ao mesmo tempo.

Educação e tecnologia

A entrevista do Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologias afirma que o contexto escolar tem muito que aprender; principalmente no que diz respeito à escola e a educação como um processo permanente de construção, organização de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento e não como selecionadora ou classificadora como nos moldes tradicionais.

E como Dowbor, mesmo diz: “A educação não é uma área em si, mas um processo permanente de construção de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca, nossa visão tem de incluir estas transformações. Não é apenas a técnica de ensino que tem de repensar os seus caminhos”.

Neste sentido, concordo com Dowbor. Pois, a escola tem muito que aprender e nós, professores não somos mais os únicos detentores do saber; somos sim parte deste grande universo que requer preparo e principalmente capacidade de direcionar as tecnologias para a maior apreensão dos conhecimentos que gere resultados satisfatórios para a transformação da social.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quem sou como professor e aprendiz?

Sou uma professora que atualmente estou como gestora, e não no ambiente de sala de aula, mas, ao mesmo tempo me interajo com todas as turmas, principalmente as que apresentam maior dificldades de aprendizagem e indisciplina. Sou aprendiz, porque todos nós temos muito que aprender.
Hoje o contexto educação através das Tecnologias é um desafio para nós professores e não temos cmo fugir dele. Os alunos têm muito acesso a informação por todos os meios de comunicação. E diante desta avalanche de informações ficamos de fora por medo de assumir que é preciso aprender a lidar com estes recursos tão presentes na sociedade: internet, blog,... e assim interagir com os alunos, ouvi-los, trocar idéias e juntos transformamos o nosso pensamento e a nossa concepção de educação.

Somos professores aprendizes e não devemos ter vergonha de sê-lo.